Programação de palestras


25 de Maio


Seja feliz, seja professor universitário (19h15)


Palestra sobre oportunidades de trabalho no ramo acadêmico.

José Carlos Angelo Cintra
Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1976), onde também obteve os títulos de mestre em Geotecnia (1981), doutor em Geotecnia (1987) e Livre-docente (1995). Fez estágio de pós-doutorado no Laboratoire Central des Ponts et Chaussées (1988/89) - França, e, desde 2001, é professor titular do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Atua na linha de pesquisa Engenharia de Fundações, com destaque para o tema Fundações em Solos Colapsíveis. Tem 30 orientações concluídas de mestrado e doutorado, e mais de uma centena de publicações em anais de congressos e em periódicos nacionais e internacionais, além de três livros técnicos publicados. Também se dedica à atividade de ensinar a ensinar, na qual cuida da preparação de pós-graduandos para as apresentações orais públicas e para a docência universitária. Nessa atividade, desenvolveu uma técnica de apresentação, divulgada em dois livros e dois DVDs de sua autoria.

26 de Maio


Impactos ambientais de florestas plantadas e o manejo florestal visando saúde de uma microbacia (19h15)


Nesta palestra serão abordados os conceitos de microbacia, de florestas plantadas e de saúde de microbacia. Também será apresentada a operacionalização do conceito, ou seja, como se faz a prática desse conceito. A partir de exemplos práticos serão apresentados os avanços e os desafios para o manejo florestal.

Maria José Zakia Brito
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (1980), Mestrado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (1986) e Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1998). Foi Pesquisadora e Consultora do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) e da Sociedade Brasileira de Silvicultura bem como Professora Credenciada da Pós-Graduação em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo até 2006. De janeiro de 2005 a janeiro de 2009 foi funcionária da VCP , nas áreas ambiental e depois de relacionamento socioambiental. Atualmente é Consultora na área socioambiental .

Ecologia da paisagem (20h45)


A sociedade está, de forma crescente, reconhecendo o seu papel nos processos de mudanças ambientais globais. Nesta palestra serão destacados o surgimento e crescimento do "ecologismo", ou seja, a discussão da ecologia não só do ponto de vista científico, mas também político, social, econômico e até com linhas radicais de tentativas de intervenção. Tabém serão abordados conceitos e experiências que evidenciam que a responsabilidade sobre intervenções na paisagem deve ser compartilhada por vários grupos da sociedade. O conhecimento das causas e consequências da fragmentação e da perda de ecossistemas, bem como as medidas preventivas e curativas que serão tomadas, não deve se restringir a técnicos e especialistas.  

Paulo Valladares Soares
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Até novembro de 2007 exerceu as atividades de analista de recursos ambientais da Fundação Para a Produção e a Conservação Florestal do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: carta geotécnica,  mineração, educação ambiental e planejamento ambiental. Desde dezembro de 2007 tem se dedicado junto com outras instituições à concepção, fundamentação e estruturação da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba. Em 2010 assumiu a secretaria executiva da Associação. 

27 de Maio


Monitoramento e quantificação de chuva com radar. Atuação do IPMet/UNESP (17h30)


O objetivo principal é o de apresentar as principais atividades do IPMet/UNESP com a operação da rede de radares Doppler do Estado de São Paulo. Serão mostrados os principais produtos derivados das informações coletadas pelos radares e a forma como estão disponíveis para o público em geral, ou para usuários específicos, com uso definido para as informações e produtos meteorológicos. Destacam-se os campos de precipitação, em tempo quase real, ou acumulados em períodos determinados, gerados a partir das informações dos radares.

Maurício de Agostinho Antonio
Possui graduação em Engenharia pela Fundação Educacional de Bauru (1976), graduação em Direito pela Faculdade de Direitode Bauru (1999), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é pesquisador do IPMet/UNESP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: radar de tempo, chuva, hidrologia.  


Mesa-Redonda: Mudanças climáticas, farsa ou realidade (19h15)


Apresentação 1 - Aquecimento Global? Mudança Climática Regional!
A palestra abordará o tema Aquecimento Global, os diferentes posicionamentos científicos, a quem interessa o aquecimento global, o que está acontecendo em relação às mudanças climáticas nas grandes cidades do Estado de São Paulo, como por exemplo Bauru, Campinas, São Paulo, etc.

José Carlos Figueiredo
Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1981), mestrado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru - ITE/Meteorologista da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Sinótica, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia com radar meteorológico, Modelo de Área Limitada - MAL, Prognóstico de temperatura utilizando o stepwise, Meteorologia Aeronáutica, Mudança climática regional, envolvendo temperatura, umidade, jatos em baix, wind speed, velocidade do vento e chuva. Desenvolve projetos de extensão envolvendo a ciência Meteorológicas com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes municipais e estaduais.

Apresentação 2 - A Ideologia do Aquecimento Global
A palestra abordará a fraude do Aquecimento Global, os dados e incertezas divulgados pelo IPCC e o emprego da hipótese do aquecimento global antropogênico como ideologia justificadora de projetos políticos ilegítimos.


Daniela de Souza Onça

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente está conduzindo o doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo e é professora do Instituto Henfil. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança climática e filosofia da ciência.